segunda-feira, 10 de março de 2014

Tempo perdido...

Uma amiga minha postou no face dela sobre um outro blog, estrangeiro, aonde uma mulher fala sobre as estrangeiras que dançam dança do ventre e começamos a conversar sobre o assunto, eu e minha amiga, sobre a superficialidade em alguns aspectos e é algo muito tenso.
Dei a minha opinião a ela, e ela concordou, e para mim e o que eu vejo que poucas, mas realmente poucas, se preocupam em estudar e saber os porquês das coisas, dos gestos, das roupas, a história, pois não é só a parte técnica é o dia-a-dia de um povo, seus costumes, seus hábitos, e por aí vai... não é pra virar uma experta em história do Oriente Médio mas o mínimo é obrigatório. E aí entramos num outro detalhe que muito delicado,a galerosa hoje em dia praticamente não assiste mais a árabe dançando, a mulher egípcia, a mulher libanesa, mas sabem de cor as coreografias das russas, ucranianas, americanas, argentinas, brasileiras, gente... como assim?!
Sabe por que essas russas e ucranianas estão se dando tão bem no mercado da dança do ventre? Porque elas vão pro Egito pra estudar! Simples! 
Eu sei que falarão "aaaah, mas é mais barato por isso elas podem ir sempre!", eu sei muitíssimo bem quanto custa uma viagem pra fora do país e não é tão absurda assim não como é comprovado que viajar para Nova Iorque é mais barato que ir pra Fortaleza, e daí?!
Percebi a diferença quando comecei a fazer aulas com egípcios e são os detalhes, os porquês que fazem toda diferença na dança, e te abrem um mundo de oportunidades! Como que bailarina profissional nunca ouviu falar da Golden Era da dança do ventre? COMO? Samia Gamal? Naima Akef? Taheya Karioka? Hind Rostom? Nabaweya Moustafa? E tantas outras antigas, e também tem as não tão antigas, Souher Zaki? Fifi Abdo? Nagwa Fouad? 
Não precisa estuda-las a fio, não precisa seguir o estilo antigo, mas CONHEÇA!!! É IMPORTANTE! 
As bailarinas atuais estudam, conhecem, se inspiram nas antigas, sabiam?! Nem tudo elas criam, apenas reinventam... que nem o famosíssimo braço que a Randa Kamel faz e todo mundo copia, sabiam que ela adaptou ao estilo dela os braços da Nagwa Fouad?! E aí?!
Então, gente vamos abrir um pouco mais a cabeça e vamos pensar tá!
Temos a maravilhosa chance de termos o conhecimento perto da gente, através da internet, então vamos usa-la ao nosso favor em vez de comentar se a calcinha de Fulana apareceu no vídeo, se Beltrana está gorda demais para dançar em lugar Y ou X, se Sicrana tá dando ou não aula, qual é o namorado da outra e por aí vai... trazer coisas construtivas e gastar o tempo de forma produtiva, pois enquanto você fofoca a pessoa de quem você está falando mal tá estudando e crescendo e você parada.
Outra coisa importante, até comentei com essa minha amiga tenho vários, mas vários mesmo, posts sobre técnicas de dança e tudo mais, mas sabem qual é o post mais visualizado?! O que eu falava sobre a Shakira não ser bailarina de dança do ventre, realmente isso é mais importante do que os posts sobre técnica?!
Tem certeza?!


Nabaweya Moustafa

Naima Akef

Hind Rostom

Taheya Karioca

Samia Gamal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...