segunda-feira, 1 de julho de 2013

Talento X Estudo

Estava conversando com uma amiga minha nesses dias sobre talento.
Ter talento realmente é uma benção, mas requer estudos também! Mas por quê isso? Me deparei há um tempinho atrás, mas isso já vi acontecer outras vezes, sobre meninas que são boas, pegam a técnica relativamente rápido e são passadas de nível muito rápido, pulam etapas nos estudos e acabam por ir para o avançado com os seus estudos defeituosos, com vícios, sem saber sobre várias coisas e depois as mesmas ou correm atrás do prejuízo (poucas fazem) e outras se deixam levar pelo "arrasou!" mesmo quando este não é sincero, mesmo quando você tem coisas pra melhorar e a pessoa não diz.
E como professora, as aulas que eu dou, e como aluna, nos workshops em que eu participo,  eu vejo muitas meninas que tem facilidade de pegar técnica fazerem uma ou duas vezes a técnica e veem que o passo saiu param, começam a conversar, acham fácil e pronto, mas mesmo que o passo tenha saído não significa que ele está pronto, precisa-se estudar, ver como funciona, deixar ele fluído, ver como ele fica no teu corpo, até mesmo se você vai querer ele no seu repertório de dança ou não. Não é simplesmente "ah, consigo!" e pronto e acabou aí, NÃO! Precisa estudar, tentar colocar em sequências, tentar aplicar na sua dança, ver como ele funciona exatamente! E quando essas mesmas meninas pegam um passo que não sai com facilidade elas desistem e vão para o passo que elas conseguem fazer, porque prâ que estudar?! Pra que se esforçar?! A grande maioria faz isso, infelizmente!
E vejo meninas que tem dificuldade na dança se desenvolverem mais, ter uma dança mais sólida, terem mais segurança, porque elas são obrigadas a estudar, são obrigadas a se esforçar e a vencer obstáculos, a dança e as aulas são desafios.
Temos que desenvolver a técnica, o corpo precisa deixar aquela técnica natural, fluída, e não uma coisa pensada, tem que funcionar no seu corpo e executa-lo sem pensar. Quando um passo for mais difícil pegue-o como desafio, como um obstáculo a ser vencido e é a coisa mais normal do mundo sentir dificuldade a diferença é você quer vence-lo ou quer ser vencida?!
Quem tem talento precisa suar também, precisa fazer aula, precisa estudar, precisa correr atrás, precisa se informar, e principalmente precisa se esforçar tanto quanto a menina que tem dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...