segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Balanço geral de 2010

Meu plano inicial era postar isso no dia 31 de dezembro mas por conta da internet que deu problema não pude fazer então estou postando hoje o MEU ponto de vista com relação a dança do ventre nesse ano de 2010.
Particularmente foi um ano muito intenso em todos os sentidos, começou muitíssimo bem e no meio do ano foi uma verdadeira crise pessoal e, graças a Deus, terminando muito melhor.
Agradeço as minhas alunas que estão comigo desde do início do ano por tudo, agradeço as meninas que estão comigo há poucos meses e agradeço também as meninas que estão começando a dança comigo agora, muito obrigada pela confiança e carinho! Não seria nada sem vocês!
Agradeço também as "filhotas" de coração, que participaram de coreografia minha, que acreditam em mim para avalia-las, ajuda-las, muito obrigada por me fazer parte da vida de vocês!!!
Voltando ao Balanço Geral da Dança do Ventre no ano de 2010... a Randa é a grande rainha da dança do ventre no Brasil, várias bailarinas, professoras, alunas literalmente copiando a dança da Randa Kamel, não estão estudando apenas, e estão muito longe de fazerem isso, e sim copiando. Ano também de fusões da dança, vários e vários vídeos de dança com todos os tipos de fusões como: zouk, tango, balé, hip-hop, axé, samba, e etc. Confesso que particularmente eu achei cansativo essa parte, faltando muitas vezes a dança do ventre, e isso me fez lembrar uma outra coisinha... CADÊ A DANÇA DO VENTRE??? Em vários vídeos só vejo giros e mais giros, pernas passando ao lado da orelha, abertura, daqui a pouco não vou me surpreender se alguém "plantar bananeira" em alguma dança clássica, porque é a última coisa que falta o resto de tudo eu já vi!
Outra coisa que há vários meses eu tento entender é como que algumas pessoas dizem que dançam o estilo egípcio e estudam as Argentinas ou as Russas ou Americanas? O Egito mudou de lugar e eu não tô sabendo? Nada contra quem estuda os outros estilos, mas pelo menos ASSUMA a sua linha de estudo, seja digna! Se você gosta não tem problema nenhum, e nem é vergonhoso, acho mais vergonhoso falar uma coisa e fazer outra completamente diferente! E sim, a linha de estudo da dança do ventre no Brasil está longe de ser egípcia e já fomos consideradas um dia para sermos as grandes estrelas da dança do ventre no mercado mundial mas estamos longe disso.
Bailarinas que se consagraram mais ainda nesse ano graças a um árduo trabalho e dedicação, e outras bailarinas que deixaram a desejar seja com técnica como também, e principalmente, com ética e respeito ao próximo, coisas que na minha opinião são fundamentais! Pois ninguém se faz sozinho, precisamos de alunas e do público e é justamente graças a essas pessoas que somos o que somos hoje, nunca se esqueçam disso! Humilhar, maltratar, desdenhar não leva ninguém a lugar nenhum, quer dizer, leva sim ao desgosto alheio, a vergonha e ao fundo do poço.
Um ano que particularmente quase abandonei a dança diversas vezes por uma série de problemas que me aconteceram, ano que me chocou e tive vergonha por algumas pessoas e dei graças a Deus pela educação que meus pais me deram e pelo meu caráter, me mantive na dança pelas minhas alunas pois foram as pessoas que acreditavam em mim que estavam comigo pra tudo e agradeço a elas, de todo coração, por isso! Serei eternamente grata a vocês!
Mas não foi de todo mal, tive momentos maravilhosos, apresentações das minhas alunas que me emocionaram... siiiim, sou coruja, fico do lado do palco escondida admirando as minhas alunas e olhando a carinha delas enquanto estão dançando, sei que sou exigente com relação as coreografias mas se erram ou não, não tem problema pois a única coisa que importa pra mim é que elas se satisfaçam no palco, que curtam cada momento, que escutem as palmas como prêmio ao árduo trabalho delas, somente isso que me interessa! Que elas saiam felizes e realizadas, pois o resto é resto!
Com relação ao blog foi um ano muito bom, de muitas surpresas, vi que o blog temou proporções inemagináveis e fiquei feliz com isso mas jamais posso perder o foco principal de ser uma ferramenta de estudo e espero que o ano que vem seja disso pra muito melhor, e inclusive já tenho alguns posts em mente sobre temas bastante interessantes!
Pra finalizar espero que o ano de 2011 seja muito melhor com muita dança e energias positivas, muitas coisas boas, com apresentações maravilhosas e espero mesmo, e eu sei que eu não sou a única pois vi vários posts e comentário pelo mundo virtual a fora, que o nível da dança suba pois o que eu vejo é basta ser bonitinha pra dançar, técnica pra quê?! Quem precisa delas? Pra que quadril sendo que podemos girar? Pra que tratar as pessoas bem? Sendo que a única coisa que querem delas somente o dinheiro e a bajulação! Pra que ajudar as pessoas a busca de músicas sendo que querem só sugar? E infelizmente essa é a verdade do que me aconteceu nesse ano de 2011!!!
E que venha 2011 cheio de coisas boas para as pessoas que merecem verdadeiramente!!!
Feliz ano novo a todos!!! Que seja repleto de bençãos!!!

2 comentários:

  1. Dunia, não nos abandone! Vc representa muita técnica, magia, alegria e competência na dança do ventre! Ainda quero aprender muito contigo!!! bjs Lília

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Muitíssimo obrigada pelas lindas palavras, sei que seu carinho é sincero e também sinto um carinho imenso por ti!
    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...