quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Coreografias

Eu não gosto de fazer divulgação do meu trabalho, ou de qualquer outra pessoa no meu blog, a proposta desse blog é de ser uma ferramenta de estudo, compartilharmos informações, crescermos juntas, aprendermos juntas, mas hoje, excepcionalmente, vou utilizar o blog para fazer uma reclamação e alertar-las sobre uma coisa muito séria que me aconteceu.
Ontem eu estava lendo um post no blog da Lory sobre bailarina e professoras, totalmente anti-éticas, que copiam coreografias alheias e dizem ser suas, autoria própria! E esse post me fez lembrar que eu já passei por isso de uma pessoa dançar uma coreografia minha e dizer que foi ela quem fez e até mesmo essa pessoa me imitar, LITERALMENTE, ensinando uma técnica para uma terceira pessoa usando as minhas palavras, meus gestos, uma cópia... foi totalmente assustador!
Enfim, passei por outro apuro nesse estilo nesses dias... fiz uma coreografia X e uma pessoa, não sabendo que a coreografia é MINHA, virou-se pra uma das alunas e disse que queria essa coreografia de qualquer jeito, queria o vídeo, queria usa-la, a minha aluna, educadamente, respondeu "a coreografia não é nossa, é da Dúnia! Tem que pedir pra ela." e saiu para o camarim, essa mesma aluna me contou todo o ocorrido e as outras meninas confirmaram, já que tinham presenciado tudo, eu agradeci por elas terem me contado o ocorrido e falei que esperaria a professora vir falar comigo a respeito, e ela não veio!
Encontrei com ela, conversamos rapidamente mas ela não mencionou NADA sobre sua vontade de copiar a minha coreografia, de querer o vídeo, e quando as meninas falaram a ela que a coreografia é minha ela fez uma cara de surpresa de como não acreditasse que eu e as meninas fôssemos capazes de tal coisa.
A essas pessoas eu só aviso que É CRIME, ok? Tenho registro dos ensaios, de figurino, de tudo que envolve qualquer uma das minhas coreografias, a coreografia é de MINHA AUTORIA, NÃO autorizei ninguém a usa-la em NENHUM SHOW, NENHUMA APRESENTAÇÃO,nem dessa coreografia e nem de nenhuma outra. E o mais engraçado, é que sempre desdenharam os projetos das minhas coreografias e as minhas idéias, e depois acontece isso de querer cópia-las e levar o mérito por algo que é meu, como também darem chilique porque a coreografia estava melhor do que se imaginava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...