terça-feira, 7 de setembro de 2010

Forma Física

Estive pensando em escrever sobre isso já tem um bom tempo e depois da conversa que eu tive com algumas alunas só me deu mais vontade de escrever a respeito, sobre a forma física que as bailarinas devem ter.
O Brasil é, comprovado, o país que a população mais se preocupa com a forma física... isso é fato!
Quem nunca se preocupou com os quilinhos a mais? Da barriga que está grande? Que a bunda ficou maior e está horrível? Que se sente insatisfeita consigo? Que ficou triste por aquele jeans não entrar mais? Que vai se matricular na academia e fazer massagens para entrar naquele biquíni no próximo verão? Que tem vergonha de trocar de roupa na frente das colegas? Todas nós já pensamos nisso e sentimos essa frustração, não adianta negar pois mulher é assim mesmo.
Aí o que escutam, que dança do ventre é uma dança livre e todas nós podemos fazer independentemente de idade ou forma física... sim, isso é verdade! A dança do ventre não é como o balé por exemplo, que tem que se começar de criança e ser magra para ter um melhor desempenho. Aí se teve uma grande discussão sobre a forma física das bailarinas de dança do ventre aqui no Brasil que devem estar em forma e isso dividiu opiniões no Brasil inteiro, mas uma coisa não podemos negar jamais PARA O POVO BRASILEIRO A MULHER, DE MODO GERAL, TEM QUE TER O CORPO EM FORMA... não quero confusão e também não é mentira!
Nós somos cobradas para tal, se assistimos a TV e uma atriz X não está com aquele corpo já comentamos a respeito e isso não se resume apenas as mulheres mas aos homens também, exigimos isso inconscientemente. Se estamos na praia e passa uma mulher com um corpão sentimos uma invejinha, ou também o pessoal que não vai pra praia para não se expor e sentir vergonha de si, tem de tudo!
Quantas vezes eu já não vi apresentações de bailarinas que estavam acima do peso e o público leigo a criticou por conta do peso, ou fez cara feia, ou fez algum comentário desagradável, inúmeras vezes e querendo ou não a bailarina percebe e fica mal por conta disso, intimida e estraga seu brilho, seu momento, sua apresentação, como eu já tinha dito antes, a forma física para o público brasileiro é fundamental.
Mas o querer mudar tem de partir da pessoa, de como ela se sente consigo para querer mudar, todas tem de ser magra? Lógico que não! Isso depende único e exclusivamente da tua vontade, dos teus objetivos e da tua saúde, se você se sente bem estando acima do peso, ok... senão, tente mudar de forma saudável, sem dietas loucas!
Nos países árabes que sim, se a bailarina for cheinha não tem tanto problema eles gostam de mulher assim e podem conferir que a Randa, Dina, não são magrinhas como a Soraya por exemplo, e elas só estão mais magras por conta da própria Soraya e também por conta das ocidentais, para agrada-las, por empatia as ocidentais somente.
Mas também ser magra demais não agrada e dá agonia ao público, eles acham que a bailarina vai "quebrar", não gostam de ver os "ossos mexendo" e muitas das vezes eles não gostam da bailarina magra demais também não.
Forma física é uma faca de ponta dupla, ser cheinha é um "problema" e ser magra demais também é um "problema", mas temos que pensar no que nós queremos e nossos objetivos apenas e principalmente a nossa saúde porque nada em excesso faz bem.

2 comentários:

  1. Amei!!! É isso mesmo. Conheço bailarinas de todas as formas físicas que são ótimas e também conheço umas lindas (fisicamente) que não encantam tanto dançando...
    O importante é gostar de si, amar a dança, estudar, curtir e viver bem!!
    Ayana Firuze!

    ResponderExcluir
  2. Siiim!
    O problema não são os árabes e sim a nossa cultura que exige que as pessoas sejam saradas, malhadas, turbinadas.
    Conheço bailarinas que nem você disse também, que parecem uma boneca mas a dança não é boa, e algumas nem um pouquinho boa, e outras bailarinas com formas físicas variadas e de todas as idades que dão um verdadeiro show de fazer chorar.
    Adorei seu comentário, Ayana!
    Seja muito bem vinda!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...