quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Naima AKef

Esse, infelizmente, é o último post sobre essa bailarina maravilhosa que é a Naima Akef... para nossa tristeza existem poucos vídeos devido a sua morte precoce, mas os poucos vídeo que temos dela são riquíssimos em técnica e beleza.
Uma coisa que eu percebi assistindo aos vídeos da Naima é que ela usa muito as pernas, alongadas, marcações com o pé, esse tipo de coisa, e podemos ver isso nas bailarinas atuais mas não porque elas estudam a Naima Akef e sim porque a Randa estuda a Naima, e acaba por influenciar indiretamente as bailarinas de hoje.
Outra coisinha que eu vi nos vídeos dela é que a dança dela é feita pela combinação de passos básicos diferentemente da Samia Gamal que na minha opnião era mais atrevida para a época do que a Naima e a Taheya Karioka, mas eu acho isso super interessante é a dança mais pura do que atualmente pois vemos muitas fusões e influências de outras danças na dança do ventre, e apartir dos passos básico é que criamos o nosso leque de técnicas que podemos utilizar durante a nossa dança.
Indo pra parte técnica agora, eu acho a Naima sensual mas ela é um sensual muito sutil, muito mesmo! Como eu já havia dito antes ela usa muito os oitos, seja na horizontal ou na vertical, nesse caso ela faz um oito para cima pra se deslocar para lateral só que ele é "beeeeeem magrinho" e ao mesmo tempo bem pequenininho... exemplo, você vai para o lado direito, o quadril do lado esquerdo você faz uma bolinha bem pequenininha mas muito redonda e do lado direito é como se a bola estivesse "esmagada", ou seja, será mais comprimada e não redondinha como um grão de arroz por exemplo, um desenho mais oval do que redondo mas sempre "magrinho" (2:12).
Dou destaque também para o seu alongamento, ela faz cambrèes e redondões maravilhosos!!!






Estou apaixonada por esse vídeo da Naima, ela tá mais solta, mais espevitada, e a leitura incrível!!! Já falei desse vídeo antes por conta da leitura dela do arcodeon que foi simplesmente impecável! Logo no comecinho quando a música começa e ela vai se deslocando para trás ela faz um shimmiezinho com o quadril e emenda com um mini-camelo, e o efeito do DUM é com o final do camelo (0:06), super simples mas eu adorei!!!
E também no começo ela faz um deslocamento mega simples só balançando o quadril de um lado para o outro EXTREMAMENTE MOLINHO (0:20) só que esse ela faz no lugar, pra um leve deslocamento e a Naima repete o movimento mais a frente só que mudou um pouco o passo, ela dá mais intenção para um dos lados, o lado que ela está indo, e a perna contrária ao lado que está indo... por exemplo, ela vai para esquerda a ênfase é maior do lado esquerdo, mas isso não quer dizer que é mais forte pra esse lado e sim que ele é maior do que o outro mas sempre EXTREMAMENTE MOLINHO!!! E a perna que vai a frente é o lado DIREITO e esquerda atrás (0:42).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...