sábado, 13 de março de 2010

Saidi

No post passado sobre Saidi, falamos um pouco da história, estrutura do rítmo, vestimenta, e acessórios utilizados, e hoje vamos falar sobre alguns movimentos básicos da dança saidi.
Em uma música clássica e vai entrar o ritmo saidi (DUM TAK DUM DUM TAK), já vamos nos preparando para a mudança de ritmo e pare na posição do básico egípcio e quando ritmo começar marque o primeiro DUM para baixo, no TAK suba-o e no DUM DUM faça uma "escadinha" com o quadril, ou seja, faça 2 batidinhas curtas e no último TAK relaxe a perna a frente.
Em uma música folclórica normal, trabalha-se também muitos giros com a bengala, de um lado, passando de um lado para o outro, acima da cabeça, fazendo um oito na horizontal a frente, a bengala ainda pode acompanhar os desenhos de quadril e deslocamentos, é uma grande brincadeira. Todo movimento que nós aprendemos no básico podemos usar no saidi.
Sem contas os famosos pulinhos do saidi, com a perna dobrada mas com o pé fazendo ponta, pule para cima fazendo com que a perna fique na diagonal contrária, ou com uma perna a frente e outra atrás, ou pular com as duas pernas bem juntinhas marcando DUM lateral, TAK frente, DUM DUM lateral, e TAK frente de novo.
O segredo do saidi é bem simples, pegue a sua bengala e cantarole o ritmo, DUM TAK DUM DUM TAK, e brinque dentro dele, pisadas, como girar a bengala, como trabalha-la, etc.
Nesse vídeo podemos ver várias das dicas que eu acabei de dar e outros passinhos que possamos estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...