sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dançando em casa - Alongamento

Sei que atrasei um pouco a série, mas ando num corre-corre horroroso!
Enfim, hoje vou falar sobre alongamentos. É algo essencial, que deve ser feito a risca pra não ter qualquer tipo de lesão e tensão muscular, e vejo muitas (mas muitas alunas mesmo!!!) que fazem o "alongamento meia boca" porque dói, então não alongam as pernas, não encaixam o quadril, não faz direito e depois está com dores e a culpa é da professora! Não mesmo!!! ¬¬'
Ninguém é bebê, criancinha de colo pra gente ter que estar carregando, me poupe, né?!
Quando a gente fala "alonga, estica essas pernas, tenta pegar no teto, tenta pegar no espelho", escutamos "ah não professora, dói... não vou fazer não!"
Aí eu sou terrorista mesmo, quase um Osama Bin Laden, tá bom se você tiver uma lesão muscular e ficar travada morrendo de dor por dias, o problema é teu, lembre-se bem do que você me disse!
A aluna está assumindo o risco de se machucar, e depois tá no hospital na fila da ortopedia.
Efeitos do alongamento:
- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefício para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgasta , como por exemplo, corrida, natação, tênis, ciclismo, etc;
- Desenvolve a consciência corporal, a medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Então, é essencial que você mantenha a postura correta, ou seja, coluna alongada, costelas fechadas, quadril encaixado, não contraia qualquer músculo porque irá doer do mesmo jeito e nunca irá alongar, e respire normalmente, enfim RELAXE!
Depois irei disponibilizar alguns vídeos de alongamentos ou escreverei alguns exercícios aqui, ainda estou a caça... hahahahaha!

4 comentários:

  1. Abiiiiiga, preciso tanto me alongar!
    Tenho que levar todos os puxões de orelha do mundo pq não faço isso direito.
    Ótimo post, como sempre ;)

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkk...
    Vou começar a puxar tuas orelhas então, nem que seja virtualmente... hahahahaha!!!
    Brigadão flor!!!

    ResponderExcluir
  3. aii valeu pelas dicas eu tb sonho em ser bailarina e ontem eu tava inventando uma coreografia e exagerei nos alongamentos acho q fiz erradoo eu to quebrada agoraa aaii ki dorr....

    by:thais gomes

    ResponderExcluir
  4. Oii Thais!!!
    Que isso, não precisa agradecer não! Estou aqui mesmo é pra ajudar no que eu puder, qualquer dúvida ou sugestão pode me mandar. =)
    O alongamento dói mesmo, e uma dica... NUNCA contraia o músculo enquanto você alonga, porque vai doer do mesmo jeito e nunca vai alongar, vai continuar sempre a mesma coisa.
    Sobre que alongamentos fazer, procure um professor de educação física ou de balé pra te dar umas dicas, vão te ajudar muito!
    E sempre mude o alongamento a cada 2 meses!
    Bjooooooooooos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...